Frase do dia, da semana...

Tanto para o menor como para o maior, há alguma coisa que só se pode realizar uma vez; e nesse feito o coração repousará (Fëanor, no Circulo de Julgamento, O Silmarillion)

sábado, 22 de janeiro de 2011

A Nanotecnologia sempre me surpreendendo

Quanto mais eu leio, mais fico de boca aberta com as recentes pesquisas tecnológicas.

Estamos acostumados com nosso notebook, nosso iPod, smartphones... mas isso é muito pequeno diante das coisas que são pesquisada e comprovadas nos mais diversos laboratórios.

São agradáveis surpresas que me fazem ficar possessa porque vou morrer dentro de algumas décadas (isso na melhor das hipóteses).
O que me espantou dessa vez é o feito dos pesquisadores do Centro de Nanotecnologia e Nanosciencia da Universidade de Nottingham.
Explico.

No aniversário do Prof. Martyn Poliakoff, seu colegas lhe deram um presente inusitado: uma Tabela Periódica gravada... num fio de cabelo!!!
Veja o vídeo abaixo:






A tabela é pequena, de apenas cerca de 88 mícrons de largura e 46 micra de altura, com cada símbolo de apenas quatro microns de diâmetro!
Para fazer a gravação foi utilizado um feixe de íons de gálio para retirar a superfície do cabelo e esculpir os símbolos. Técnica utilizada para digitalizar objetos muito pequenos ou reparar os danos às estruturas microscópicas, tipo de semi-condutores.

É ou não algo fantástico?
Na minha época de cursinho isso teria sido muito útil para “colar”... embora eu fosse precisar de uma lente superpotente... não, não... deixa pra lá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário