Frase do dia, da semana...

Tanto para o menor como para o maior, há alguma coisa que só se pode realizar uma vez; e nesse feito o coração repousará (Fëanor, no Circulo de Julgamento, O Silmarillion)

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Dicas para escrever FANTASIA HISTÓRICA

O texto abaixo está sendo postado com a devida autorização da autora, Ana Cristina Rodrigues.
Aproveito para convidá-los a visitar o blog dela e conhecer seus trabalhos: http://talkativeboo kworm.wordpress. com/2010/ 06/26/fantasia- historica- modo-de-usar/

---------

Escrevi um texto pro meu blog sobre como eu escrevo Fantasia Histórica e reproduzo abaixo as dicas:

1- Escolha bem o seu plot para evitar anacronismos. É muito comum, por exemplo, ao querer trabalhar com bruxaria escolher falar da Inquisição na Idade Média. A Inquisição Medieval é muito mais preocupada com a caça aos hereges como os albigenses do que com bruxas e feiticeiras.

2- Após definir o periodo e o local em que sua história vai se passar,é hora de aprofundar a pesquisa. Você pode pensar que jogar no google e ler a wikipedia por alto pode ser suficiente, porém o diabo mora nos detalhes e em ficção histórica os detalhes são os que dão a atmosfera.Caça às bruxas, por exemplo, é muito mais forte nos países protestantes do que nos católicos.

3- Essa questão dos detalhes é importantíssima ao se escrever ficção histórica, sendo fantasia ou não. Mais do que veracidade, o ponto é averossimilhança – o seu leitor tem que identificar o período histórico sendo retratado.

4- Equilibre as informações que você está compartilhando, sabe como éc hato ler ‘Senhor dos Aneis’ quando o Tolkien começa a despejar nomes de reis, batalhas e etc.? Não é por serem reis, batalhas e etc. reais que fica legal. Se duvidar é até mais chato, fica com cara de livro paradidático oficial.

5- Linguagem é tudo. Seu camponês do século XVII não pode falar igual a um caminhoneiro do XXI. Nessas horas, a pesquisa é fundamental e mais complicada. Leia livros escritos na época em que se passa a sua história e preste atenção aos regionalismos. Se sua história se passa em um país em que se fale outra língua e não o português, tente inserir expressões de época na língua local. Mas sem fazer como italianos de novela da Globo. Seu leitor precisa entender o que está sendo discutido.

6- Cuidado com o pedantismo. Não é por estar escrevendo sobre o séculoXVI que você tem que escrever como se estivesse no século XVI – isso torna a leitura cansativa, dá um tom fake que desagrada ao leitor e fica chato pra caramba. Tente equilibrar a narração usando um português mais correto e sem contrações e gírias.

7- Não tenha medo de criar em cima da História. Toda a História, mesmo a que vem nos livros de escola, é um discurso, produzido em determinado contexto. O ponto é que você está assumindo a sua criação como obra ficcional – os historiadores nunca fazem isso.

8- Particularmente, eu gosto de personagens mais escondidos. São menos batidos e geralmente tem histórias fascinantes.

Quem quiser conferir um trecho de 'Maria e a fada', conto selecionado para a coleção Imaginários, e ver a capa do volume 3 é só dar uma passadinha no meu blog:
http://talkativeboo kworm.wordpress. com/2010/ 06/26/fantasia- historica- modo-de-usar/

2 comentários:

  1. Shi, muito obrigado por essa postagem. Você nem imagina como ela me incentivou a levar adiante dois atuais projetos meus que envolvem ficção e história. Aliás, depois eu te conto minha idéia, acho que pode tet interessar.

    ResponderExcluir
  2. De nada!!!
    Eu que agradeço sua visita e comentário.
    A autora do texto foi extremamente gentil em ceder suas dicas.

    Bjks

    ResponderExcluir