Frase do dia, da semana...

Tanto para o menor como para o maior, há alguma coisa que só se pode realizar uma vez; e nesse feito o coração repousará (Fëanor, no Circulo de Julgamento, O Silmarillion)

sexta-feira, 25 de março de 2011

Tolkien Reading Day - meu trecho de hoje


Em comemoração ao Tolkien Reading Day, aqui vai um dos meus trechos preferidos das obras de Tolkien:


Chegou um tempo de Inverno em que a noite era escura e sem luar; e a larga planície de Ard-galen estendia-se, penumbrenta, sob as frias estrelas, das fortalezas montanhosas dos Noldor até aos pés das Thangorodrim. As fogueiras de vigilância estavam amodorradas e os guardas eram poucos; na planície poucos estavam acordados nos acampamentos dos cavaleiros Hithlum. Nisto, subitamente, Morgoth lançou grandes rios de chamas, que correram, mais velozes do que balrogs, das Thangorodrim e alastraram por toda a planície; e as montanhas de Ferro vomitaram fogos de muitas tonalidades venenosas e o seu fumo fedia o ar e era mortífero. Assim pereceu Ard-galen, e o fogo devorou a sua erva; tornou-se um deserto queimado e desolado, cheio de uma poeira sufocante, árido, e sem vida. Por isso, o seu nome foi mudado e passou a chamar-se Anfauglith, a Poeira Sufocante. Muitos ossos calcinados lá estiveram a sua sepultura a céu aberto, pois muitos dos Noldor pereceram no incêndio, apanhados pelas chamas velozes e sem poderem fugir para os montes. Os montes de Dorthonion e Ered Wethrin contiveram as ígneas torrentes, mas suas florestas das encostas voltadas para Angband foram todas incendiadas e o fumo espalhou a confusão entre os defensores.

Assim começou a quarta das grandes batalhas, Dagor Bragollach, a Batalha da Chama súbita.

À frente desse fogo veio Glaurung, o Dourado, pai de dragões, em todo o seu poder; e na retaguarda vieram balrogs e atrás deles os exércitos negros de orcs, em tais multidões como os Noldor nunca tinham visto ou imaginado. E atacaram as fortalezas dos Noldor, romperam o cerco à volta de Angband e chacinaram, onde quer que os encontraram, os Noldor e os seus aliados, os Elfos Cinzentos e os Homens. Muitos dos mais fortes adversários de Morgoth foram destruídos nos primeiros dias de guerra, atordoados, dispersos e incapazes de reunir as suas forças. A guerra nunca mais voltou a cessar por completo em Beleriand; mas considera-se que a Batalha da Chama Súbita terminou com a vinda da Primavera, quando o violento ataque de Morgoth diminuiu.

[O Silmarillion,cap. XVIII – Da Ruína de Beleriand e da Queda de Fingolfin]

Nenhum comentário:

Postar um comentário