Frase do dia, da semana...

Tanto para o menor como para o maior, há alguma coisa que só se pode realizar uma vez; e nesse feito o coração repousará (Fëanor, no Circulo de Julgamento, O Silmarillion)

terça-feira, 29 de março de 2011

Stardust em seus últimos suspiros


O que você estava fazendo às 08:33h do dia 24 de março de 2011? Deixe eu ver... eu estava tentando não chegar mais atrasada no trabalho.
Enquanto isso...
A sonda Stardust, da NASA, dava seus últimos suspiros (leia-se enviava sua última transmissão para a Terra).
Lançada em 1999, tinha a missão de dar olhadelas em cometas, especialmente o Wild 2 e o asteróide AnneFrank. Mas chegou perto do Tempel 1 , nas "vizinhas" de Júpiter, dia 14 de fevereiro.
Além de ser um paparazzi de cometas, a sonda também foi utilizada para se estudar o gasto de combustível. Nas palavras do gerente do projeto, Tim Larson, do Jet Propulsion Laboratory:

O pessoal da missão irá comparar a quantidade de combustível consumido com o montante que havia previsto e criar um modelo de consumo de combustível. Os modelos de consumo de combustível são necessários porque ninguém inventou um medidor de combustível confiável para uma nave quando esta estiver no ambiente de imponderabilidade de um vôo espacial. Até este dia chegar, os planejadores poderão utilizar o histórico do vôo da Stardust, no que se refere ao consumo de combustível e quantas e por quanto tempo os motores foram acionados.


E no dia 24, esse caçador de cometas ... faleceu.

A notícia (sniff... ou melhor, obituário) está no site da NASA.


Aqui fica minha homenagem à Stardust-Next, nas palavras de David Bowie:


Space Oddity

David Bowie

Ground control to Major Tom
Ground control to Major Tom
Take your protein pills and put your helmet on

Ground control to Major Tom
(10, 9, 8, 7)
Commencing countdown, engines on
(6, 5, 4, 3)
Check ignition, and may God's love be with you
(2, 1, liftoff)

This is ground control to Major Tom,
You've really made the grade
And the papers want to know whose shirts you wear
Now it's time to leave the capsule if you dare

This is Major Tom to ground control
I'm stepping through the door
And I'm floating in the most peculiar way
And the stars look very different today

For here am I sitting in a tin can
Far above the world
Planet Earth is blue, and there's nothing I can do

Though I'm past 100,000 miles
I'm feeling very still
And I think my spaceship knows which way to go
Tell my wife I love her very much, she knows

Ground control to Major Tom,
Your circuit's dead, there's something wrong
Can you hear me Major Tom?
Can you hear me Major Tom?
Can you hear me Major Tom?
Can you...

Here am I floating round my tin can
Far above the moon
Planet Earth is blue, and there's nothing I can do....



Programa Espacial brasileiro... novas fronteiras


Pois é!
Cada vez que a gente vasculha a vinda de Barack Obama ao Brasil, descobre mais coisas.

Ao que tudo indica, a nossa presidenta Dilma deu um passo a mais e pode ter criado as chances de uma cooperação maior (seria melhor dizer "real cooperação"... e não maior?) entre os Estados Unidos e o Brasil nas pesquisas espaciais.

Todo mundo sabe que os EUA tem um olho grande para nossa Base de Alcântara (foto), mas não pode utilizar no passado, pois.... vejam só... não incluíam técnicos brasileiros nos projetos e lançamentos. Ou seja, chegavam na nossa casa e diziam que não podíamos entrar.
Obama parece ter um outro entendimento, felizmente.
Soma-se a isso as declarações de Dilma: ela anunciou, no último dia 22, que ira destinar investimentos ao nosso programa espacial.

Se Obama topar a cooperação, o Brasil ruma para o futuro.

É claro que, de imediato, pensa-se em satélites de comunicação. Mas, eu, nerd como sou, já penso em.... o Brasil indo aonde jamais esteve.

segunda-feira, 28 de março de 2011

33a. Confederação da Federação da Frota Estelar de São Paulo

O pessoal da Federação da Frota Estelar de São Paulo está preparando o próximo evento, que reunirá fãs de Star Trek.

Confira nas informações abaixo:

Data: 10/04/2011
Horário: 10:00h às 18:00h
Local: Rua Tamandaré, 348 – Liberdade – São Paulo/SP

Programação:

10:00hs - ABERTURA EVENTO
33ª CONFEDERAÇÃO F.F.E.S.P.

10:15hs - Episódio "WORLD ENOUGH AND TIME" – fã-filme da série New Voyages.
Sinopse: uma arma experimental Romulana funciona errado e prende a Enterprise em uma armadilha inter-dimensional. O Tenente Ccomandante Sulu é lançado 30 anos no passado e só ele é a chave para salvar a tripulação da Enterprise e guiá-la em direção a sua própria dimensão. Ator convidado George Takei.

11:00 hs - Episódio "BAR ASSOCIATION" - Deep Sapce 9 - 4ª temporada.
Sinopse: Rom promove uma greve dos funcionários do Quark's, com direito a piquete na porta do estabelecimento e tudo mais.

11:45:hs - INTERVALO PARA ALMOÇO

13:00hs - Episódio "BOUND" - Star Trek Enterprise 4ª temporada.
Sinopse: Um capitão do Sindicato de Orion presenteia o Capitão Archer com três escravas Orianas como prova de suas boas intenções de iniciar relações amistosas com os humanos.

13:45hs - INTERVALO

14:00hs - Show de dança com as "Garotas do Dabo". Venha acompanhar a performance das garçonetes do Quark's Bar composta pelas aliens bailarinas mais habilidosas da galáxia.

14:30hs - Apresentação do Grupo Hokage de Artes Marciais e teatro Japonês com uma performance especial para a FFESP sobre Star Trek

15:00hs - Game show: "Você é o Diretor?" com apresentação do Contra Almirante Samir e do Comandante Fernando "Kirk"
Show de perguntas e respostas de momentos extraídos dos filmes e séries de Star Trek com a participação do público presente

15:45h - MOMENTO INTERATIVO F.F.E.S.P.:
Apresentação dos Fãs clubes presentes
Palestra especial com apresentação do grupo 501st DB com os troopers de Star Wars
Entrega do prêmio de campeão do BC
Entrega da placa de tripulante do ano
Apresentação especial sobre THE OFFICIAL STAR TREK CONVENTION - LAS VEGAS 2011 com a FFESP presente.
BOLO DE ANIVERSÁRIO 13 ANOS DE F.F.E.S.P.

17:00h - Episódio "THE DISEASE" - Star Trek Voyager 5ª Temporada.
Sinopse: O Alferes Kim inicia uma relação não autorizada com uma fêmea da tripulação de uma nave Varro encontrada avariada. Esta indiscrição logo revela, no entanto, que a sociedade Varro não é tão unida como inicialmente havia-se pensado.

18:00h - ENCERRAMENTO DO EVENTO 33ª CONFEDERAÇÃO F.F.E.S.P.

Os outros que me desculpem, mas ser sãopaulino é fundamental

sexta-feira, 25 de março de 2011

Tolkien Reading Day - meu trecho de hoje


Em comemoração ao Tolkien Reading Day, aqui vai um dos meus trechos preferidos das obras de Tolkien:


Chegou um tempo de Inverno em que a noite era escura e sem luar; e a larga planície de Ard-galen estendia-se, penumbrenta, sob as frias estrelas, das fortalezas montanhosas dos Noldor até aos pés das Thangorodrim. As fogueiras de vigilância estavam amodorradas e os guardas eram poucos; na planície poucos estavam acordados nos acampamentos dos cavaleiros Hithlum. Nisto, subitamente, Morgoth lançou grandes rios de chamas, que correram, mais velozes do que balrogs, das Thangorodrim e alastraram por toda a planície; e as montanhas de Ferro vomitaram fogos de muitas tonalidades venenosas e o seu fumo fedia o ar e era mortífero. Assim pereceu Ard-galen, e o fogo devorou a sua erva; tornou-se um deserto queimado e desolado, cheio de uma poeira sufocante, árido, e sem vida. Por isso, o seu nome foi mudado e passou a chamar-se Anfauglith, a Poeira Sufocante. Muitos ossos calcinados lá estiveram a sua sepultura a céu aberto, pois muitos dos Noldor pereceram no incêndio, apanhados pelas chamas velozes e sem poderem fugir para os montes. Os montes de Dorthonion e Ered Wethrin contiveram as ígneas torrentes, mas suas florestas das encostas voltadas para Angband foram todas incendiadas e o fumo espalhou a confusão entre os defensores.

Assim começou a quarta das grandes batalhas, Dagor Bragollach, a Batalha da Chama súbita.

À frente desse fogo veio Glaurung, o Dourado, pai de dragões, em todo o seu poder; e na retaguarda vieram balrogs e atrás deles os exércitos negros de orcs, em tais multidões como os Noldor nunca tinham visto ou imaginado. E atacaram as fortalezas dos Noldor, romperam o cerco à volta de Angband e chacinaram, onde quer que os encontraram, os Noldor e os seus aliados, os Elfos Cinzentos e os Homens. Muitos dos mais fortes adversários de Morgoth foram destruídos nos primeiros dias de guerra, atordoados, dispersos e incapazes de reunir as suas forças. A guerra nunca mais voltou a cessar por completo em Beleriand; mas considera-se que a Batalha da Chama Súbita terminou com a vinda da Primavera, quando o violento ataque de Morgoth diminuiu.

[O Silmarillion,cap. XVIII – Da Ruína de Beleriand e da Queda de Fingolfin]

25 de Março é o "Tolkien Reading Day"

O "Tolkien Reading Day" foi criado para incentivar as pessoas a se reunir e explorar algumas das histórias de Tolkien na escola, universidade, em grupos de leitura ou com a família O tema para 2011 é "Árvores de Tolkien". Este tema, "Árvores de Tolkien", está aliado aoo "Ano Internacional das Florestas" e encoraja as famílias e grupos de leitura a explorar os confins escuros de muitas florestas de Tolkien, bem como focar em árvores individuais. Os leitores podem aventurar-se na Floresta das Trevas em O Hobbit e O Senhor dos Anéis , na Floresta Velha, nas fronteiras do Condado, e na Floresta Dourada de Lothlórien, ou encontrar os Ents de Fangorn.Ou por que não ler e discutir sobre a importância das árvores e seus significados na Leaf by Niggle , ou as "Duas Árvores" amadas pelos elfos em O Silmarillion , onde existem grandes florestas e matas para descobrir mais. Se o tempo de leitura é curto, então a malícia do Velho Salgueiro-Homem, ou o simbolismo da Árvore Branca de Gondor oferecem muito para pensar e discutir.


Fonte: Tolkien Society

segunda-feira, 21 de março de 2011

Para anotar na agenda: COMEÇAM AS FILMAGENS DE O HOBBIT (ufa!)

[copiado descaradamente do site UOL)


SYDNEY, Austrália - O diretor Peter Jackson começou nesta segunda-feira na Nova Zelândia a filmagem de "O Hobbit", prelúdio da trilogia "O Senhor dos Anéis", após superar meses de contínuos atrasos, informou o cineasta em comunicado.

O diretor neozelandês, de 50 anos, afirmou que o elenco - liderado por Martin Freeman como o hobbit Bilbo Bolseiro e Ian McKellen no personagem do mago Gandalf - ficou assim fechado para os preparativos do filme.

Elijah Wood, Christopher Lee, Cate Blanchett e Orlando Bloom repetirão os mesmos papéis que encarnaram em "O Senhor dos Anéis", ganhador de um total de 13 Oscar.

Problemas de financiamento, um esforço de greve de atores e uma úlcera de Jackson puseram em xeque a produção, que constará de duas partes, com um orçamento de US$ 500 milhões. Devido aos atrasos, o diretor mexicano Guillermo del Toro se retirou em maio de 2010 da co-produção da New Line Cinema e Metro Goldwyn Meyer, embora tenha continuado com sua colaboração na elaboração dos roteiros.

Em outubro de 2010, as produtoras estiveram a ponto de levar a filmagem para outro país, após os problemas salariais com os sindicatos de atores locais, mas o Governo neozelandês intermediou e aceitou modificar a lei trabalhista para salvar o projeto.

domingo, 13 de março de 2011

Game of the Thrones, série da HBO - EUA


Quem tem HBO pode ficar em compasso de espera para a nova série "Game of the Thrones". E tem Sean Bean (meu sonho de consumo).

A HBO divulgou um criativo cartaz da série épica “Game of Thrones”. Nele, o ator Sean Bean (trilogia “O Senhor dos Anéis”) aparece sentado num trono riquíssimo em detalhes.

A história é baseada na franquia literária de George R.R. Martin e se passa em Westeros, uma região sombria baseada na Europa Medieval, aonde as estações duram por anos ou até décadas. O público acompanhará as intrigas e conspirações que ocorrem na corte, da qual faz parte a família Stark. O patriarca Eddard Stark (Bean) é um homem justo que se torna o conselheiro do Rei Robert (Mark Addy).

A 1ª temporada terá 10 episódios e estreia em 17 de abril nos EUA.

Resta esperar quando virá para o Brasil.

Galáxia recebe o nome de "Olho de Sauron"



A NGC 4151 está localizada a cerca de 43 milhões de anos-luz da Terra e se enquadra entre as galáxias jovens que possui um buraco negro em intensa atividade. Mas ela não é só lembrada por esses quesitos. A NGC 4151 é conhecida por astrônomos como o "olho de Sauron", uma referência ao vilão do filme "O Senhor dos Anéis".


Por estar relativamente próxima da Terra, a NGC 4151 fornece pistas sobre a interação mantida entre um buraco negro em atividade e os gases que o rodeiam.

O que parece ser a pupila é o centro da galáxia, que contém hidrogênio atômico ionizado e de onde surgem as estrelas --equivalente a um "berçário" espacial.

Ao redor, em vermelho, notam-se nuvens formadas por hidrogênio neutro e partículas que são atraídas do espaço. Já os pontos amarelos representam regiões onde ocorreram recente atividade de formação de estrelas.